Vamos nos conhecer? Quem somos no espaço em que vivemos? por Roberta Arnold
Estou chegando aqui, nesta plataforma para conversar com vocês e em primeiro lugar nos conhecermos! Sou a Roberta Arnold Schell, arquiteta, esposa, mãe, observadora e uma pessoa que ama ouvir histórias, entender como as coisas são feitas e como aquele resultado aconteceu! Uma das coisas que faço na minha profissão é tomar o cuidado em primeiro lugar com o tipo de ambiência que a pessoa vai viver.
Em uma viagem que fui para Dubai, visitar a EXpo mundial, descobri algumas coisas curiosas sobre a cultura local, Dubai tem o ministério da felicidade que se preocupa com a felicidade do seu povo, em pesquisar maneiras de tornar o ser humano uma pessoa melhor, pois pessoas felizes, contaminam o ambiente de maneira positiva, descobri também lá que todo o ambiente público toca música de alta frequência, e que cada frequência ativa uma área específica do cérebro.
Bom tanto em projetos comerciais quanto em residências o entorno já molda nosso comportamento! Já dizia Winston Churchill “Primeiro moldamos nossos edifícios, depois nossos edifícios nos moldam!” e de fato ele tinha muita razão, pois o conjunto de elementos que usamos para elaborar um projeto, nos direcionam para percepções diferentes.
Podemos dizer que um espaço com elementos naturais, cores neutras nos transmitem uma atmosfera calma suave e num ritmo mais desacelerado. Já em um ambiente com luz artificial, cores fortes e vibrantes, nos levam ao ritmo mais acelerado!
A questão é que nenhum conjunto de elementos arquitetônicos é considerado o certo ou o errado, e sim o olhar tem que ser voltado para a pessoa que ali vai viver, permanecer ou ter uma experiência momentânea. Como você quer se sentir em relação a tua casa? Quer uma calmaria ou um furacão? E pensando nisso este é o ambiente que deve escolher, já percebeu que existem alguns lugares que nos transmitem tanta paz que não sabemos nem como explicar? Te convido a perceber o espaço que frequenta e começar a comparar com o teu humor? Estas percepções vão te levar a observar os sons, as luzes, a ventilação, as cores, dentre algumas coisas!!!
Roberta Arnold é Arquiteta de formação, mãe, empresária, esposa. Nas suas pesquisas e relacionamentos com projetos, identificou o quanto os ambientes em que vivemos interferem no comportamento das pessoas. Por isso acredita que um ambiente bem projetado tem a capacidade de interferir nos resultados das relações humanas, saúde e bem estar.
Quer saber mais sobre Roberta? Confira seu Linked In.
Instagram: Casulo Arquitetura Design