loading...
CLOSE

Os Segredos da Felicidade: Lições dos Admiráveis Entre Nós

Por Professor Pachecão

Existem pessoas admiráveis andando em passos firmes sobre a face da Terra. Grandes homens, grandes mulheres, sujeitos exemplares que superam toda desesperança. Tenho a sorte de conhecer vários deles, de ter muitos como amigos e costumo observar suas ações com dedicada atenção. Tento compreender como conseguem levar a vida de maneira tão superior à maioria, busco onde está o mistério, tento ler seus gestos e aprendo muito com eles.

De tanto observar, consegui descobrir alguns pontos em comum entre todos e o que mais me impressiona é que são felizes. Vivem um dia após o outro desfrutando de uma alegria genuína, leve, discreta, plantada na alma como uma árvore de raízes que força nenhuma consegue arrancar.

Dos felizes que conheço, nenhum leva uma vida perfeita. Não são famosos. Nenhum é milionário, alguns vivem com muito pouco, inclusive. Nenhum tem saúde impecável, ou uma família sem problemas. Todos enfrentam e enfrentaram dissabores de várias ordens.


O primeiro hábito que eles têm em comum é a generosidade.

O segundo é a capacidade de explodir de alegria com o êxito dos outros.

O terceiro hábito dos felizes é saber aceitar.

Principalmente aceitar o outro, com todas as suas imperfeições. Sabem ouvir sem julgar. Sabem opinar sem diminuir e sabem a hora de calar. Sobretudo, sabem rir do jeito de ser de seus amigos. Sorrir é uma forma sublime de dizer: amo você e todas as suas pequenas loucuras.

E um outro hábito muitíssimo importante é que eles são empreendedores, porque dentro de cada um de nós existe um empreendedor, um criador, um visionário.

Todos nascemos com essa qualidade e o que define as nossas vidas é como respondemos ao que vemos, ouvimos, sentimos e experimentamos. Esse espírito empreendedor dentro de nós precisa ser cultivado e desenvolvido, porque é ele que vai determinar como reagiremos às experiencias da vida e, no fim das contas, ao sucesso e à felicidade que vamos encontrar. Apesar de todos termos a capacidade de pensar e agir como empreendedor, raramente fazemos isso. Uma das razões pode ser que, em algum momento do nosso passado, aprendemos a ficar desestimulados, outra pode ser que, na hora das dificuldades, simplesmente não detectamos as oportunidades. E a oportunidade é uma deusa desdenhosa que não admite desperdiçar o seu precioso tempo com quem não está preparado.

É claro que isso não se refere apenas às oportunidades de obter ganho financeiro, mas também às oportunidades mais amplas e significativas de aprender, compreender, amar, realizar seu potencial e fazer a diferença. Com muita frequência, é preciso uma mente empreendedora para encontrar as oportunidades que permanecem escondidas para a maioria das pessoas. Desenvolver esse tipo de mentalidade exige que façamos perguntas diferentes a nós mesmos, especialmente na hora das dificuldades. Mas se soubermos fazer as perguntas certas, as respostas vão apontar na direção da descoberta. Fica aqui a dica: O empreendedor dentro de nós vê oportunidades onde quer que olhe, mas, muita gente só vê problemas. E atrás de todo problema há uma oportunidade brilhantemente disfarçada. Por isso, NUNCA RECLAME.

O Professor Pachecão gravou discos na PolyGram, onde também gravaram: Beatles, Rolling Stones, Pink Floyd. Foi garoto propaganda da LAURUS COLLEGE UNIVERSITY OF CALIFORNIA. Foi garoto propaganda do ENERGIL C pelo W/Brasil com Washington Olivetto. Criou produtos para a ESTRELA BRINQUEDOS. Fez novela na Rede Globo. Seus vídeos no YouTube têm mais de 320 milhões de visualizações (a maioria deles estão no canal da Associação Brasileiras de Empresas de Cartões de Crédito. Vendeu mais de 200 mil livros, mais de 130 mil CDs. Fez vestibular com seus alunos e passou em primeiro lugar geral. Deu aulas de Física no Maracanãzinho, Mineirinho, Machadinho, Gigantinho e em todas as capitais do Brasil para plateias com mais de 10 mil alunos. Deu palestras no Japão, Estados Unidos, Suíça, Itália, Inglaterra, Eslovênia, Irlanda, Marrocos, Turquia. Foi proprietário de cursinho pré-vestibular e escolas de ensino fundamental e médio em Belo Horizonte. E hoje é COO (Vice-presidente) da Promotion Brasil uma empresa com sede no Japão que viabiliza negócios entre empresas japonesas e brasileiras.

Acompanhe suas caminhadas no seu Instagram